Ricardo Archilha's profile

Resenha da exposição Renato Russo

Saiba o que esperar da exposição Renato Russo, em cartaz no MIS

Fotos, manuscritos, desenhos e cartas de fãs direto do acervo do artista compõe a mostra original do museu

O MIS (Museu da Imagem e do Som) inaugura nesta quarta-feira, 6, a sua quarta exposição original, desta vez dedicada a um dos maiores ícones da música brasileira - Renato Russo. Vida e obra do ícone são apresentadas em mostra com peças do acervo pessoal do cantor, concedido ao museu por  Giuliano Manfredini, único filho do artista. 

Ao longo do percurso, a trajetória do líder do Legião Urbana é narrada por meio de cerca de mil itens pessoais, entre peças de vestuário, fotografias, discos, livros, manuscritos, instrumentos musicais, documentos, desenhos, cartas de fãs e prêmios - uma oportunidade única para adentrar ao multifacetado universo do artista.

O início da mostra convida o visitante a transitar pelas referências de Renato Russo, em uma sala recheada de pôsteres que vão de Joy Division a Velvet Underground. Letreiros em neon e trechos de Que País é Esse? completam a experiência sensorial do espaço.
A exposição avança junto à linha do tempo até chegarmos aos primeiros passos musicais do cantor. Aqui, descobrimos rabiscos acerca do Aborto Elétrico, o manuscrito da letra de Geração Coca-Cola, e o contrabaixo usado pelo cantor à época. 

Prepare-se, então, para uma overdose de Legião Urbana - discos de platina, figurinos, instrumentos, flyers e recortes de jornais dão o tom ao espaço dedicado à banda. Aqui, não perca a sala-anexo, espelhada do chão ao teto, onde está disposta a coleção de revistas, livros e discos de Renato Russo.

Logo depois, aquarelas e desenhos mostram a faceta artsy do cantor - elas ficam no corredor que nos guia até a sala dedicada inteiramente à cartas e correspondências. A mostra chega ao fim com um espaço bastante curioso, dedicado ao lado espiritual do artista. Por lá, conhecemos sua coleção de anjos, baralhos de tarô e trechos de entrevistas sobre o assunto. 

Há, ainda, um ambiente imersivo que convida o público a mergulhar em uma experiência em 360º com óculos de realidade virtual para uma verdadeira viagem ao universo de Renato Russo. Por fim, a visita à exposição se completa com a leitura de manuscritos, disponíveis na Midiateca do MIS, no andar térreo.
Resenha da exposição Renato Russo
Published:

Resenha da exposição Renato Russo

Published: