CASE JAMES MARCELO – PROFISSIONAL DE LIFE COACHING

Depois que fiz o MBA Branding & Innovation da Rio Branco expandi minha atuação para Personal Branding. Tem sido muito gratificante, pois nesse processo acabo conhecendo meus clientes em um nível bastante profundo, já que tenho que fazer uma análise de perfil comportamental, além de outras ferramentas que aplico na fase de levantamento de informações.

O resultado é muito rico: a marca nasce do cruzamento de um recorte do perfil comportamental do profissional com o seu segmento de atuação, levanto em conta os principais diferenciais do profissional, dos serviços ou produtos e da experiência prevista para o cliente.

“É preciso frisar que branding não é design de logotipo e nem se restringe a criação de plataformas de marcas. Contudo, uma marca que segue os preceitos do branding desde a sua criação tem muito mais chances de ter sucesso.”

A parceria com meu cliente James Marcelo é um ótimo case para ilustrar esse processo. Quando me procurou, Marcelo – como é usualmente chamado – estava iniciando um processo de transição de carreira e pretendia se lançar como profissional de Life Coaching.


ENCONTRANDO O CONCEITO DA MARCA

Quando iniciei as análises do material do Marcelo, comecei a enxergar as possibilidades. Ao cruzar seu perfil comportamental com o segmento de atuação, com os diferenciais e com a experiência pretendida cheguei a uma proposta de marca bastante genuína e alinhada às expectativas dele.

Dica: para começar a criar o conceito da marca, sempre desenvolvo um texto-chave que uso como base para todo o projeto:

“Os desafios do dia a dia nos impelem a buscar evolução constantemente, levando-nos a mergulhar dentro de nós e descobrir habilidades inimagináveis. O papel do James Marcelo é justamente orientar seus coachees a buscarem essas habilidades dentro de si e desenvolvê-las com disciplina e treinamento a ponto de transformarem a si, tornando-se capazes de realizar seus sonhos e de influir positivamente no ambiente externo e na sociedade.”


DESENVOLVENDO A PLATAFORMA DA MARCA

A partir dessa linha de raciocínio comecei a desenvolver toda a plataforma da marca James Marcelo, que ficou definida conforme segue:

Posicionamento: Profissional de Life Coaching, especializado em desenvolvimento pessoal e de carreira, dedicado a transformar a realidade de pessoas com sonhos e metas pessoais ou anseio em dar novo sentido à vida e de profissionais que almejam transição de carreira ou projeção acelerada, encorajando-os a descobrir a si, tornando-os mais integrados à sociedade e engajados em mudá-la para atingir sua autorrealização.

Visão (propósito): Ser referência em Life Coaching, reconhecido como profissional engajado com sonhos e metas de pessoas que almejam atingir a autorrealização.

Missão (promessa): Extrair das pessoas suas habilidades mais surpreendentes por meio de metodologias de coaching de modo a despertar em cada ser a capacidade de transformar a si e a sociedade.

True line: Extrair o melhor das pessoas e transformar suas vidas.

Tag line: Transforme-se com life coaching.

Atributos: Altruísmo, Engajamento, Transformação, Realização


DEFININDO A BRAND PERSONA

O passo seguinte foi desenvolver a brand persona e seu comportamento. Primeiro passo para defini-la foi compreender o arquétipo do segmento e dos clientes: o motivo que leva alguém a buscar um coach e de que forma o coach pode ajudar são os indícios que nos conduzem a encontrar o arquétipo adequado ao segmento. Uma análise desses itens cruzados com os diferenciais e o perfil comportamental de James Marcelo indicou o arquétipo correto para sua marca. O arquétipo dominante de James Marcelo é o Mago.

Definido o arquétipo, comecei a detalhar o comportamento da marca. Como ela – a marca – se comportaria se fosse uma pessoa com aquele arquétipo? Qual é o comportamento que o coachee espera de um coach? As respostas a essas perguntas ajudam a detalhar o comportamento adequado. James Marcelo é seguro, condutor e resiliente.


COMPONDO A IDENTIDADE VERBAL

Próximo passo foi definir a identidade verbal da marca, baseando-se na brand persona e seu consequente comportamento. A identidade verbal contempla conjunto de verbos, substantivos e adjetivos que refletem a personalidade da marca e que permitem que a marca se comunique de acordo com a estratégia previamente estabelecida na plataforma. A identidade verbal de James Marcelo é positiva, motivadora, envolvente e objetiva.


CRIANDO A IDENTIDADE VISUAL

A identidade verbal, a brand persona e a plataforma da marca são a base para o desenvolvimento da identidade visual, que compreende logotipo, iconografia, fotografia, papelaria, ambientação digital e física, etc. Todos os pontos visuais da marca devem refletir sua brand persona.

O principal ponto de orientação da identidade de uma marca é o seu logotipo. E este logotipo precisa comunicar uma mensagem. Essa mensagem deve ser sucinta, precisa e eficaz. Esta mensagem pode estar relacionada ao DNA ou essência da marca.

O DNA da marca James Marcelo é “Extrair o melhor das pessoas e transformar suas vidas.” Estamos falando aqui de extrair suas melhores habilidades e transformar sua vida de dentro para fora. Mas como representar tudo isso num único símbolo de forma sintetizada e compreensível?

Ora, o que nos impele a passar por esse processo é o desafio. O que, pra você, lhe parece ser um desafio intransponível?
Quantas pessoas capazes de andar de monociclo você conhece?

Em comunicação existe um conceito que relaciona título da propaganda e sua imagem.
1+1=1 título e imagem passam a mesma mensagem.
1+1=2 título passa uma mensagem e imagem passa outra.
1+1=3 título passa uma mensagem, imagem passa outra e juntas elas passam uma terceira mensagem.

O símbolo do logotipo (monociclo) propõe um desafio às suas habilidades; a tag line sugere uma transformação na sua vida; os dois juntos comunicam o conteúdo do texto base supracitado. Tudo está relacionado com Plataforma da marca, perfil comportamental de James Marcelo e brand persona.

Os demais elementos (cor, raios coloridos) reforçam o ambiente e os reflexos da mudança.
Obrigado pela atenção!
PERSONAL BRAND
Published:

Owner

PERSONAL BRAND

Published: