Briefing
A empresa a ser lançada no mercado visa oferecer uma forma diferenciada de comercialização e fabricação de roupas para deficientes físicos e visuais (o ramo de atividades é venda e confecção de roupas e acessórios): a infraestrutura do local será completamente adaptada, para proporcionar maior conforto e comodidade no momento da escolha das mercadorias. O projeto da loja será baseado na norma 9050 da ABNT.
O público alvo a ser atendido são pessoas com idade entre 30 e 45 anos das classes sociais A e B, com diferentes tipos de deficiências como: visual, tetraplegia, paraplegia, hemiplegia permanente e pessoas com falta de um membro ou parte dele. Foi escolhido esse público-alvo, pois são pessoas com uma idade que, normalmente, já tem certa independência financeira e são os tomadores de decisão no momento da compra do produto.
Os produtos serão feitos sob medida para os clientes, já que a intenção é a de oferecer roupas com adaptações que visam facilitar o cotidiano das pessoas que os adquirem e oferecer uma sensação de maior autonomia e liberdade a elas – de qualquer forma, a empresa terá um profissional da área de confecção para realizar os ajustes necessários, uma vez que, cada deficiência exige determinada diferenciação/ personalização. Foram entrevistados 103 (cento e três) indivíduos e constatou-se que 75,73% dos entrevistados alegam ter dificuldade de se vestir. Nessa mesma pesquisa, obteve-se a informação de que 95,15% da amostra estaria disposta a comprar roupas adaptadas e 83% disseram que as instalações das lojas são inadequadas ou pouco adequadas.
Com relação ao posicionamento da marca, optou-se por atender um nicho de mercado ainda não explorado por nenhuma empresa no Brasil – ou seja, a loja não possui concorrentes diretos. O intuito é oferecer diferenciação tanto no ponto de venda e atendimento, quanto nos produtos que ainda não são encontrados em escala comercial. Mesmo assim, não se pode esquecer que qualquer confecção, costureira, ou similares são os concorrentes indiretos, por isso nesse negócio deve-se atentar nas diferenciações, inclusive oferecer maiores benefícios aos seus clientes.
Pela dificuldade em alcançar esse público alvo, os sócios, para obter sucesso no projeto, precisarão fazer um grande investimento em comunicação direta, principalmente – o local escolhido para a loja é o shopping Dom Pedro, em Campinas-SP e está na Região Metropolitana de Campinas, área que a empresa visa atender.
 
A MARCA
O nome para a loja em questão é PREMIER. Esse nome significa “primeiro”, em francês – e a escolha foi feita devido ao fato de esse negócio ser pioneiro no mercado nacional e também o primeiro a atender esse tipo de necessidade dos deficientes físicos e visuais.
A loja PREMIER atenderá o público das classes A e B, como já mencionado; sendo assim, o logotipo deverá transmitir a ideia de sofisticação de uma marca premium. A intenção é que a parte superior da letra “P” lembre subliminarmente a roda de uma cadeira de rodas – similar à simbologia internacional de identificação dos espaços reservados para os deficientes físicos. Já o formato da letra “i” é para fazer uma alusão à bengala utilizada para orientar os deficientes visuais. As cores também devem ser escolhidas visando essa sofisticação que a marca deve transmitir ao seu público – a idéia inicial é um fundo escuro e a fonte clara para o logotipo. 
PRODUTOS
Os produtos da loja serão divididos em duas coleções: masculina e feminina.
Os modelos a serem fabricados terão como base as mudanças de estação; primavera e verão, outono e inverno, de modo a acompanhar a moda em âmbito internacional.
Haverá a separação das coleções dentro da loja, sendo a primeira, roupas voltadas aos deficientes físicos e a segunda voltada para os deficientes visuais. As duas coleções terão adaptações conforme as necessidades de cada grupo de clientes.
Os materiais utilizados para confeccionar as roupas serão de modo geral compostos por algodão, tactel, polyester, entre outros, pois estes os tecidos fabricados com material são mais leve e fino, além de proporcionar maior conforto aos usuários. 
 
Produtos para portadores de deficiência física
 
Os produtos oferecidos pela Premier terão como objetivo atender as necessidades e desejos do público deficiente que até o momento não são encontrados no mercado para venda.
Desenvolvido para facilitar o dia-a-dia dessas pessoas, foram coletados dados e informações a respeitos das principais dificuldades enfrentadas para se vestir e para adaptar ao corpo.
A linha de produtos desenvolvida pela Premier oferecerá conforto, praticidade e elegância, conforme serão apresentados mais a diante.
 
Coleção Masculina
 
Serão produzidas camisetas com aberturas laterais, zíper, ou velcro, inclusive com gola em V, em U ou em pólo. Estarão disponíveis para venda modelos de manga curta ou longa, conforme já afirmado de acordo com a estação do ano. As cores serão sólidas, sendo para qualquer um dos formatos disponíveis. Os tamanhos disponibilizados para venda serão P, M, G, GG.
Outro diferenciais a serem implementados nas camisetas serão: abertura frontal, botões imantados ou em velcro, com colarinho, podendo essa ter ou não bolso frontal de um dos lados.
No que se refere as cores, poderá optar pelas cores lisas preto, branco, azul, cinza, entre outros ou estampadas, com listras, xadrez, entre outros. Os tamanhos também serão P, M, G, GG.
Com relação a fabricação para a estação de inverno, serão fabricadas blusas de frio com aberturas em zíper ou botões imantados que irão facilitar o fechamento, além de bolsos frontais, para oferecer mais opção ao usuário de onde guardar seus objetos.
O usuário poderá comprar nas cores opacas (preto, branco, azul, cinza, entre outros), com estampadas (com listras, xadrez, entre outros). Os tamanhos serão P, M, G, GG.
Haverá a produção de calças que serão confeccionadas em jeans com strech, para que seja maleável e oferecer maior conforto aos deficientes físicos.
Para facilitar a maneira de se vestir, a calça terá como composição zíper ou velcro que será posicionado entre as pernas, de modo a facilitar o manuseio/vestimenta da roupa pelo próprio deficiente. Tais calças terão bolsos na parte frontal nas pernas, e as cores disponíveis também serão básicas (lisas), com tons mais escuros ou mais claros de jeans, disponibilizados nos tamanhos P, M, G, GG.
Outro produto a ser produzido com característica mais leve, serão as bermudas jeans, que serão semelhantes às calças jeans descritas acima, contendo strech o que fará com que a vestimenta se torne mais maleável, e proporcionará maior conforto aos clientes. A abertura será entre as pernas, com zíper ou velcro, para facilitar o manuseio da roupa pelo próprio usuário.
As cores disponíveis serão lisas, com tons mais escuros ou mais claros de jeans. O produto será disponibilizado com tecido de tactel portando o mesmo tipo de abertura/ adaptação da bermuda jeans, porém apenas em velcro. As cores também serão solidas (preta, branca, azul, entre outras) e com estampadas. Os tamanhos disponíveis serão: P, M, G, GG.
 
 
 
 
Coleção Feminina
 
Os produtos pertencentes à coleção feminina serão confeccionados em formatos parecidos com o da confecção masculina, porém com dois itens a mais, conforme descrições abaixo:
Haverá a produção de vestidos com comprimento abaixo do joelho, para que as mulheres com deficiência física se sintam mais a vontade em utilizá-los, como é o caso de um cadeirante. A abertura será frontal, ou lateral, com cores sólidas como preto, branco, azul, cinza, entre outros. Os tamanhos serão: P, M, G, GG.
Serão produzidas saias, que terão o comprimento abaixo do joelho, da mesma forma do vestido, disponíveis nas cores preto, branco, azul, cinza e entre outros, poderá escolher modelos com estampas sendo essas com listras, xadrez, ou outros desenhos. Os tamanhos serão: P, M, G, GG.
 
Deficientes Visuais
As confecções masculinas e femininas voltadas para os deficientes visuais serão mais próximas às coleções convencionais, de pessoas não portadoras de deficiência, que serão produzidas com algumas diferenças sutis.
Devido à grande dificuldade de identificarem e escolherem sozinhos as roupas, serão oferecidos produtos para esses clientes com etiqueta em braile esse como grande diferencial para a vestimenta, que irá facilitar a identificação do modelo, cor, tamanho etc. Alguns produtos serão confeccionados com estampas em alto relevo, para que os deficientes visuais também possam identificar os desenhos sem auxílio de outras pessoas. 
Moda Inclusiva
Published:

Owner

Moda Inclusiva

Roupa adaptada à necessidade de deficientes físicos. Pensando na dificuldade que pessoas com deficiência têm ao se vestir, os alunos da FACAMP, Read More

Published:

Creative Fields