Calixto Kuhn's profile

Naming e Identidade Visual - Explorium Turismo

HISTÓRICO
 
Inicialmente era apenas uma escola de idiomas especializada no ensino de espanhol franqueada à Hispano (marca de franquia de escola de espanhol). Contudo, as frequentes excursões com os alunos levaram os gestores a investir em uma agência de turismo. Surge então a Hispanotur, que congregava escola de idiomas e agência de turismo.
 

PROBLEMA
 
Uma escola de idiomas e uma agência de turismo funcionando sob o mesmo nome e identidade visual certamente gerou confusão para os clientes. Para muitos destes, a agência não passava de uma empresa que promovia viagens exclusivas para alunos e isso não estava de acordo com as operações da agência, que atende todos os públicos e dispõe de pacotes diversos de viagens.
 
 
DIAGNÓSTICO
 
Foi necessário repensar toda a estrutura empresarial e de arquitetura de marcas, uma vez que a empresa também comporta uma editora e costuma promover atrações culturais.
 
 
SOLUÇÃO
 
Tantas frentes de atuação já não cabiam em uma única marca. Foi necessário separá-las por ramo de atuação: uma escola de idiomas, uma agência de turismo e uma editora. Todas estas marcas estariam debaixo de outra marca: um centro cultural, utilizado como marca de endosso para as outras três marcas.
 
AGÊNCIA DE TURISMO - NAMING
 
Certamente a agência de turismo necesitou de um novo nome. Algo que fosse inspirado no diferencial das viagens propostas pela empresa.
 
Essas viagens não se resumem a um passeio num lugar turístico. Durante o percurso é relatado tudo o que é considerado relevante sobre o passeio: histórias locais antigas; lendas; personagens intrigantes; costumes étnicos; peculiaridades de comportamento. Enfim, é mais que uma viagem. É explorar o local e descobrir como é ser um cidadão daquele povo. O insight aqui é usar o termo 'explorar'.
 
Como a agência de turismo pertence ao mesmo grupo a que pertence a escola de idiomas, é natural que alguns insights sejam semelhantes, até para que se consiga certa congruência entre as marcas do grupo. Diante disso, seguiu-se a seleção de línguas ancestrais para compor o novo nome.
 
 
ETIMOLOGIA
 
Explorar vem do Latim explorare, “investigar, procurar, examinar”, que vai de encontro à proposta da agência. Depois de muitas opções criadas em torno do termo explorare e inúmeras avaliações acerca de sonoridade, memorabilidade, registrabilidade, pronuncia e tantos outros quesitos, chegou-se em EXPLORIUM.
 
AGÊNCIA DE TURISMO - IDENTIDADE VISUAL
 
Em tempos remotos, diante da tarefa de explorar um local desconhecido, o mínimo que um navegante necessitava era de uma bússola. Quem sabe um mapa grafado com a tão famosa Rosa dos ventos para chegar a um destino. Assim, qualquer lugar da terra é destino possível.
 
Esses foram os insights que indicaram os elementos gráficos que poderiam compor o símbolo da nova marca, além de cores e tipografia pertinentes.
 
Logotipo Explorium - Versão Vertical
 
 
Logotipo Explorium - Versão Horizontal
 
 
Logotipo - Aplicação Negativa
 
 
Logotipo - Aplicação Grayscale
 
 
Logotipo - Aplicação Negativa em Grayscale
 
 
Grid Construtivo - Proporção Áurea
 
 
Cores Institucionais
 
 
Fundos Institucionais
 
 
 
 
 
Papelaria Institucional
 
 
 
 
 
Obrigado pela visita/Thanks for watching.
 
 
 
Naming e Identidade Visual - Explorium Turismo
Published:

Owner

Naming e Identidade Visual - Explorium Turismo

Criação de nome e identidade visual para agência de turismo anteriormente chamada Hispanotur.

Published: