Calixto Kuhn's profile

Naming e Identidade Visual - Polys Idiomas

HISTÓRICO
 
Inicialmente era uma escola especializada no ensino de espanhol franqueada Ă  Hispano (marca de franquia de escola de espanhol).
 
Não demorou muito e a demanda exigiu que se abrisse turmas para outras línguas. Inevitavelmente e como jå era de se esperar, este fato gerou a ruptura com a franquia. 
 
O nome sofreu uma breve adequação, nĂŁo apenas pela ruptura com a franquia, mas tambĂ©m pela abertura de uma agĂȘncia de turismo. Passou a se chamar Hispanotur.
 
 
PROBLEMA
 
Uma escola de idiomas e uma agĂȘncia de turismo funcionando sob o mesmo nome e identidade visual certamente gerou confusĂŁo para os clientes. Para muitos destes, a agĂȘncia nĂŁo passava de uma empresa que promovia viagens exclusivas para alunos e isso nĂŁo estava de acordo com as operaçÔes da agĂȘncia, que atende todos os pĂșblicos e dispĂ”e de pacotes diversos de viagens.
 
 
DIAGNÓSTICO
 
Foi necessårio se pensar sobre toda a estrutura empresarial e de arquitetura de marcas, uma vez que a empresa também comporta uma editora e costuma promover atraçÔes culturais.
 
 
SOLUÇÃO
 
Tantas frentes de atuação jĂĄ nĂŁo cabiam em uma Ășnica marca. Foi necessĂĄrio separĂĄ-las por ramo de atuação: uma escola de idiomas, uma agĂȘncia de turismo e uma editora. Todas estas marcas estariam debaixo de outra marca: a marca de um centro cultural, utilizada como marca de endosso para as outras trĂȘs marcas.
 
 
ESCOLA DE IDIOMAS - NAMING
 
Eis que a escola de idiomas necessitou de um novo nome, pois atualmente dispĂ”e de 5 idiomas em sua grade. Essa multiplicidade de idiomas foi o principal 'insight' para o nome, como veremos na sequĂȘncia.
 
Para que o nome nĂŁo ficasse demasiadamente tendencioso para um dos idiomas lecionados na escola, foi necessĂĄrio recorrer a lĂ­nguas ancestrais ou matriarcas, que deram origem a vĂĄrias outras linguas faladas atualmente. O grego ditou o ritmo a partir desse ponto.
 
 
ETIMOLOGIA
 
No meio de uma lista de mais de 80 nomes pesquisados e criados, um deles ganha notoriedade. Polys. Polys vem do grego e significa 'muitos, vårios'. E não foi preciso ir muito longe. Polys era o bastante para nomear a escola, anteriormente definida como um ambiente moderno, jovem e descontraído, exatamente como o novo nome jå sugeria.
 
AlĂ©m de atender a requisitos previamente definidos na plataforma da marca, como: arquĂ©tipo, posicionamento, propsta, dentre outros; o nome precisava ser curto, memorĂĄvel, facilmente pronunciĂĄvel e deveria cair no gosto do pĂșblico-alvo. Ou seja: missĂŁo cumprida.
 
 
ESCOLA DE IDIOMAS - IDENTIDADE VISUAL
 
O principal pĂșblico da escola de idiomas em questĂŁo Ă© o grupo dos adolescentes e jovens. PĂșblico este que Ă© exigente e se comunica incessantemente (insight para a cor: laranja - a cor da comunicação).
 
Outras caracterĂ­sticas desse pĂșblico diretamente ligadas Ă  comunicação e que foram consideradas na criação foram: pratividade, sinceridade, clareza, simplicidade.
 
Também era preciso dispor de uma paleta de cores para que cada idioma pudesse ter sua peculiaridade dentro de um sistema de identidade unificado.
 
O resultado desse estudo pode ser conferido na sequĂȘncia.
 
Logotipo - VersĂŁo Vertical
 
 
Logotipo - VersĂŁo Horizontal
 
 
Logotipo - VersĂŁo Sintetizada
 
 
Personalidade Individual dos Idiomas
 
 
Logotipo Vertical - Negativos
 
 
Outras AplicaçÔes
 
 
Papelaria Institucional - Polys Idiomas
 
 
 
 
 
Obrigado pela visita/Thanks for watching.
 
 
 
Naming e Identidade Visual - Polys Idiomas
Published:

Owner

Naming e Identidade Visual - Polys Idiomas

Desenvolvimento de arquitetura de marca, naming e identidade visual para escola de idiomas.

Published: