Calixto Kuhn's profile

Naming e Identidade Visual - Indicto Editora

HISTÓRICO
 
O Grupo HispanoTur era detentor de uma editora que, a princípio, era pouco utilizara, mas que começa a ter vida própria. E é por este motivo que ela ganhou uma identidade também própria.
 
 
PÚBLICO-ALVO
 
A editora trabalha com público acadêmico (desde universitários até professores, mestres, doutores) que tenha interesse em publicar material tanto individualmente quanto de forma coletiva.
 
Para isso, a editora recebe os materiais e os organiza de acordo com diretrizes internas. Quando há um portifólio considerável de artigos, propõe que sejam impressos em um livro.
 
Além desse público, demais interessados também podem recorrer à editora, pois ela é aberta a todos.
 
 
PRIMEIRA TAREFA: NAMING
 
As inspirações para a criação do nome foram buscadas na língua 'mãe': o Latim. A palavra 'edital' deriva do latim 'edictum', que significa: “proclamação, ordem legal”, particípio passado de 'edicere', “proclamar, proclamar”, formado por EX-, “fora”, mais DICERE, “dizer”.
 
O livro é um objeto que contem o discurso. Logo, há um discurso interno. Buscou-se apoio no prefixo 'in' que refere-se a algo que está dentro. Além dessa referência, o prefixo 'im' (sobre), também utilizado para compor a palavra 'impresso', permite uma variação 'in'. 
 
Dessa forma, o novo nome que compõe a marca da Editora formou-se pela fusão desses termos: in + dicto (derivado de edictum). Temos então o nome INDICTO.
 
 
SEGUNDA TAREFA: IDENTIDADE VISUAL
 
A princípio foi levado em conta o segmento de editoras, que é mais intelectual, introspectivo e que impõe certo respeito devido ao alto grau de desenvolvimento cultural dos envolvidos diretos e indiretos. Assim, foi definido que o nome seria apresentado em letras caixa-alta (maiúsculas).
 
As mesmas referências serviram para definir que o logotipo não comportaria um símbolo a parte, além do letering. A solução foi trabalhar com a significância do nome representada de forma discreta e adaptada el algum caracter que compõe o nome.
 
Devido à semelhança com o formato de uma página de livro quando aberto, ficou definido que a letra a ser trabalhada seria o 'D'. As linhas internas ao 'D' foram inspiradas no aspecto que o texto adquire em um programa de edição de texto quando o zoom é afastado. O terceito elemento que caracteriza o logotipo é o balão de comunicação, que faz alusão ao caráter comunicacional da obra.
 
 
Logotipo Negativo
 
 
Grid de Alinhamentos
 
 
Aplicação em Fundos Institucionais
 
 
Papelaria Institucional
 
 
Pasta de Apresentação
Naming e Identidade Visual - Indicto Editora
Published:

Owner

Naming e Identidade Visual - Indicto Editora

Criação de nome e identidade visual para a editora.

Published: