Yan Amorim's profile

Aplicativo de Atendimento Psicológico

Aplicativo de Atendimento Remoto para Psicologia: Soul+
Identificamos “dores” no contexto sensível da pandemia de Covid-19, o que deu maior relevância ao desafio. Especialistas atentam para o fato de que a pandemia é um gatilho impulsionador de crises, sintomas e doenças. ‎‎Estudos da Universidade Brigham Young‎‎, EUA, estimam que a falta de contatos sociais traz riscos à saúde comparáveis a fumar 15 cigarros por dia, e chega a ser 2 vezes mais danosa que a obesidade.‎ 

Outro dado importante a ser observado, é a situação da saúde mental dos trabalhadores essenciais que atuam na linha de frente de combate ao corona vírus. Dados da Fiocruz, indicam, que desde o início da pandemia, sintomas de ansiedade e depressão afetam cerca de 47,3% desses trabalhadores.

Neste contexto, diversos profissionais de psicologia passaram a adotar o atendimento remoto — regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia desde 2018, Resolução n° 11/2018. Assim objetivou-se nesse projeto utilizar os princípios de UX Design para buscar soluções viáveis e promover uma cobertura universal à saúde mental, entregando ao mercado uma plataforma digital simples e eficiente, que ofereça consulta psicológica remota, disponibilizada através de um portal Web e App.
Pesquisar minuciosamente sobre a “grama do vizinho”, nos permitiu comparar produtos, serviços, práticas e metodologias usadas neste segmento. Da análise das melhores práticas de mercado foi possível absorver algumas características, as quais nos inspiramos para alçar o nosso negócio a um nível de superioridade operacional e/ou gerencial.
Resumimos em um quadro as principais atividades, dores e anseios dos usuários. A partir da pesquisa, inserimos o perfil demográfico e possíveis soluções. Além disso, para melhor compreensão do perfil e jornada dos usuários utilizamos uma Matriz CSD, e uma vez tabuladas todas as certezas, suposições e dúvidas, as informações foram dispostas em uma nova matriz — considerando agora o impacto e o valor de negócio gerado. Desta forma, priorizamos as informações mais importantes a serem validadas pela pesquisa qualitativa, de modo a aumentar as certezas e/ou minimizar os erros.
Elaboramos um questionário de pesquisa online para cada persona, considerando um fluxo onde algumas respostas estavam condicionadas à anterior. O que resultou na resposta de 169 usuários-pacientes e 39 usuários-psicólogos, onde foi possível confirmar hipóteses, abortar ou confirmar suposições, mensurar comportamentos, e traçar novas rotas — ver ilustração a seguir.
Elaboramos um questionário aberto, e fomos a campo com foco em descobrir e abordar problemas, testar hipóteses, entender o comportamento observado na pesquisa quantitativa, e com firme propósito de encontrar oportunidades, ideias e viabilizar soluções criativas para o projeto e/ou para posicionamento de marca. 
Desenvolvemos uma interface primária e prototipamos um teste de usabilidade A/B, recrutamos 22 usuários para executar uma tarefa especifica, “marcar uma consulta com psicólogo”, lhes foi solicitado “pensar alto”. No geral, os usuários executaram o que foi pedido relativamente rápido, e de maneira intuitiva. A partir das experiências dos usuários e da análise visual de benchmark desenvolvemos o MVP.
Caso você deseje testar o protótipo é só clicar aqui.

Caso você deseje obter mais informações sobre o projeto clique aqui.
Aplicativo de Atendimento Psicológico
Published:

Aplicativo de Atendimento Psicológico

Published: