Marco Aurélio Passos's profile

AQUARELA - Concurso mobiliário urbano

AQUARELA
Concurso nacional de mobiliário urbano para a primeira infância de Salvador - BA
Nomeada como referência a canção de Toquinho e Vinicius de Moraes, “Aquarela” é uma linha de mobiliário urbano que remonta à beleza e à criatividade do universo infantil, através de seis diferentes elementos modulares e versáteis, que evocam a possibilidade de criarmos diferentes cenários através da imaginação.Inspirada por um dos lugares mais marcantes do imaginário coletivo dos soteropolitanos, as peças do conjunto remetem à alegria e ao colorido do bairro do Pelourinho, resgatando esse importante elemento histórico, através da releitura contemporânea de mobiliários que se mesclam à paisagem baiana.
    Com o objetivo de estimular o desenvolvimento integral durante a primeira infância, cada peça foi pensada de maneira a instigar a utilização plena dos cinco sentidos - visão,tato,olfato,paladar e audição - no decorrer do processo do livre brincar. Em sua totalidade, os mobiliários são fisicamente motivadores, proporcionando o desenvolvimento das capacidades cognitivas e motoras e incentivando a autonomia dos bebês e das crianças, através da exploração e da experimentação sensorial. 
A audição é um portal para um mundo vasto e rico, onde os sons são a essência de uma narrativa que revela a profundidade e a diversidade nos primeiros passos da vida. Através dela, mergulhamos em um universo de sons que podem evocar emoções, transmitir histórias e conectar-nos intimamente com o ambiente ao nosso redor. O uso do equipamento permite um mergulho no imaginário, em que sons surgem e ecoam despertando uma pequena aventura dentro dos “túneis”. Esferas sonoras são dispostas em alguns dos nichos, a fim de permitir uma conexão interativa e divertida, conforme a criança mergulha no brinquedo, ela pode brincar rodando as esferas.
Um cubo modular versátil é o componente de apoio necessário para momentos de interação e refeições entre as crianças e também seus cuidadores - que podem utilizar a peça tanto como mesa, quanto como banquinho. Seus nichos semi perfurados permitem a utilização como um eventual porta copo ou porta lanches
Em ambientes urbanos altamente densificados e construídos, o contato com a natureza se faz cada dia mais importante. Com o objetivo de colaborar para a criação de cidades, parques e praças mais verdes e amigáveis, o módulo da floreira permite também a conexão com o olfato. Assim, ao integrar floreiras que estimulam esse sentido, estamos criando ambientes mais agradáveis visualmente, e também enriquecendo a experiência sensorial das pessoas que transitam por esses locais.
Algumas das primeiras vivências que experimentamos em nossas vidas se dão através do toque, sentido que permite a percepção e o reconhecimento do mundo e do ambiente ao nosso redor. Em um movimento que fomenta a autonomia das crianças, sempre dispostas a aventuras e desafios, os módulos são trabalhados com pequenas ondulações em sua superfície, que simulam a topografia do terreno natural. Ao percorrerem o brinquedo engatinhando ou caminhando sob ele, as crianças testam o equilíbrio e a atenção, proporcionando uma apropriação espacial diferente deste mobiliário tradicionalmente utilizado apenas para sentar.
A visão é uma das maiores responsáveis pela nossa conexão com o mundo, e através de recortes vazados de diferentes dimensões dispostos aleatoriamente ao longo do comprimento dos bancos, as crianças são estimuladas a desvendar novos recortes de paisagens a medida em que fazem seu caminho pelo brinquedo. Ao percorrer o interior do túnel, diferentes cenas de luz e sombra são descobertas, variando conforme a orientação solar e a hora do dia. Ao mesmo tempo, os pequenos vazios permitem ao cuidador responsável acompanhar a criança em seu trajeto, garantindo o monitoramento seguro da atividade.
AQUARELA - Concurso mobiliário urbano
Published:

AQUARELA - Concurso mobiliário urbano

Published: