Sejam todos bem-vindos ao case IDELAB ®


A IDELAB é a quarta fase do meu desenvolvimento profissional como criador de marcas.

Depois de muitos anos trabalhando como designer gráfico; depois de outros tantos anos atuando como criativo, diretor de arte, redator e diretor de criação; depois de longos anos atuando como autônomo após especializar-me em Branding e Inovação; depois de muitas marcas criadas e recriadas em cada uma dessas fases, chegou a hora de desenvolver a marca das marcas.


Foi um longo e desafiador percurso desde a gênese da necessidade de se criar uma marca para o meu escritório de Branding e Inovação até a chegada às vias de fato, a criação do logotipo. Muitas foram as fazes e, em cada uma delas, muitos foram os processos seletivos.


Das primeiras perguntas:

Até aonde vão os domínios do Branding na sociedade?
Que tipo de ajuda a esfera corporativa da sociedade precisa no que tange ao branding?
O que eu quero que esse escritório seja para essa parcela da sociedade?
O que eu quero que ele ofereça a essas pessoas?
Que experiência deve ficar na memória delas após o projeto ser entregue?


Para quem não conhece de onde nascem as marcas, estou disposto a mostrar aqui nesta apresentação as entranhas do útero onde foi gerada a IDELAB.


Compreendendo o degrau evolutivo sobre o qual nos sustentamos em pé enquanto humanidade, organizada como sociedade; sabendo que a força que nos impulsiona avante é a esfera corporativa desta sociedade; compreendo que o gestor de marcas é um sujeito que carrega nos ombros uma responsabilidade épica. 

É o cara que se senta sobre uma cadeira alta, de onde consegue observar a trilha percorrida pela humanidade e, ao mesmo tempo, apontar os rumos a se seguir para não cairmos no precipício que nos margeia em todo o caminho. É o cara que conhece todos os recursos, domina todas as tecnologias e detém toda a sapiência para, como num brado retumbante, determinar o rumo ao qual devemos dar o próximo passo.


Estou exagerando? De modo algum! Os maiores passos evolutivos dados pela humanidade vieram do setor corporativo, seja da iniciativa privada, governamental ou, mesmo, de uma joint entre ambas.

Eis a responsabilidade que a marca IDELAB pretende carregar: a de criar marcas conscientes da sua tarefa social, global, ou devo dizer humanitária, universal?


Aí estão alguns insights para se chegar às respostas das perguntas supracitadas.


No degrau evolutivo atual, a humanidade aprendeu a navegar. Os recursos que mais precisamos ao navegar em mar aberto são os pontos referências direcionais.

A sociedade atual virou um grande mar vermelho no qual tudo é marca. Cada um de nós selecionará algumas destas marcas para navegar.

Não sobrou praticamente nenhum espaço na sociedade que não esteja sob o domínio de alguma marca.

Empresas que queiram adentrar a esse grande mar de marcas necessitam de ideias. Acima de tudo, de ideias inteligentes. No caminho estreito que andamos hoje, há pouca margem para erros.

A IDELAB se atribuiu a responsabilidade de ajudar a criar marcas que sejam utilizadas como pontos de referências direcionais na vida dos indivíduos contemporâneos.


Até aí temos duas perguntas respondidas. E a terceira resposta já fica mais fácil. 

A IDELAB é um escritório de branding que faz uma mentoria ao empreendedor desde a ideia inicial, elaborando em sistema de cocriação a proposição de valores da marca, a interferência nos produtos, na estruturação do portfólio ou inventário, no modelo de comercialização, passando por toda a parte de conceituação e personificação da marca e, culminando na criação de todas as diretrizes de manifestação e desenvolvimento das tantas identidades que formam uma marca.

Tudo isso está criteriosamente explícito na plataforma da IDELAB.


A IDELAB dispõe de serviços de consultoria e de desenvolvimento de projetos de marca tanto de níveis mais básicos, para profissionais liberais e microempresas, quanto de níveis mais avançados para pequenas e médias empresas.

São 4 os principais serviços que a IDELAB oferece. Eles estão representados nas imagens abaixo.

Para agilizar a interação com os clientes foi desenvolvida uma plataforma de cocriação online.

Para representar esses serviços de uma forma mais amigável foram desenvolvidos boxes dentro dos quais existe uma chave que desbloqueia o acesso à plataforma para o cliente.


Cada serviço analisa e/ou desenvolve, fase a fase, as estruturas que formam as dimensões das marcas tanto na esfera emocional quanto na esfera racional. 

Na dimensão conceitual temos a 'proposição de valores', na dimensão comportamental temos a 'brand persona', na dimensão comercial temos o 'modelo de comercialização da oferta', na dimensão estratégica temos a 'plataforma da marca', na dimensão experiencial temos os 'rituais de venda e consumo', e na dimensão comunicacional temos todas as diretrizes identitárias como identidade verbal, visual, fotográfica, sonora, olfativa da marca.




Grato pela atenção.

Thanks for watching.



IDELAB®
Published:

Owner

IDELAB®

Published: