O que veio primeiro: o ovo ou o Pokémon?
22 de fevereiro de 2022. Escrita por: Antônio Kanaan Fassbinder.

Foi no ano de 1995 que o desenvolvedor de jogos eletrônicos, Satoshi Tajiri, teve a ideia do século: criar um universo com centenas de espécies baseadas em animais, plantas, objetos e entidades místicas. Mas, de fato, essa ideia não surgiu DO NADA!
Foto: Dicionário Popular
Vamos voltar alguns anos no tempo para te contar essa história 

A saga do “Temos que pegar!” surge de experiências infantis de Satoshi. Quando criança, ele era apaixonado por Entomologia – área do conhecimento que estuda os insetos e suas relações com o homem, as plantas e outros animais -, e costumava analisar o processo de metamorfose destes animais.

A partir do lançamento do Game Boy, no ano de 1989, que Satoshi encontra a oportunidade de mostrar sua criação ao Japão e ao mundo. Foi através do console portátil que se pensou na conexão entre os cabos, ligando dois jogadores e promovendo interações sociais. 

O nome ‘Pokémon’ surge da combinação entre as palavras Pocket e Monster, tradução para monstros de bolso. 

O lançamento dos primeiros jogos Pokémon ocorreu no ano de 1995 e foi desenvolvido pela produtora japonesa Game Freak para a empresa Nintendo. Foram as versões Pokémon Red and Green que deram o “start game” na história da franquia. 

Através da criação de 151 espécies, o jogador tem um universo de possibilidades para construir a própria jornada. Além disso, há alguns objetivos necessários para “virar” o jogo: capturar todas as criaturas e vencer a liga Pokémon. 

O game exige que os treinadores exerçam o seu poder estratégico, ou seja, é necessário pensar nas jogadas e ataques dos pokémons com base nas vantagens e desvantagens das criaturinhas de bolso. Ao todo, existem 18 tipos, entretanto, na primeira geração, havia apenas 15, sendo eles: planta, fogo, água, voador, elétrico, normal, terrestre, pedra, venenoso, inseto, lutador, gelo, fantasma, psíquico e dragão. Para conferir as vantagens e desvantagens de cada tipo, clique aqui

Outro detalhe que esteve presente com a criação dos jogos do Pokémon foi o design das criaturas e dos cenários no antigo preto e branco. Isso se deve ao fato de que o Game Boy, console portátil que emula o jogo, tinha apenas 4,19 Mhz e o seu display era preto e branco. Sendo assim, o dispositivo registrava apenas imagens monocromáticas, mas que sem dúvidas, fez parte da infância de diversos jogadores.
Além disso, para começar o jogo, o treinador deveria escolher o seu primeiro Pokémon, aquele que iria acompanhá-lo ao decorrer da aventura. As opções eram três nas versões Red and Blue: Bulbasaur (tipo planta), Charmander (tipo fogo) e Squirtle (tipo água). Várias possibilidades que deixavam as crianças distraídas por horas. Muita diversão, não é mesmo?
Texto para o blog Game Us
Published:

Texto para o blog Game Us

Published:

Creative Fields