Guilherme Fraga's profile

Coleção: Fronteiras

FRONTEIRAS

Projeto do quarto semestre do curso de Design de moda no IED-SP.
O briefing consistia na criação de um projeto que tivesse relação com o tema "a cidade e o eu". Nosso grupo refletiu sobre nossas origens e como nenhum de nós era de São Paulo (local onde agora moramos), pensamos em quantas fronteiras atravessamos até chegar aqui para fazer o mesmo curso e viver na mesma cidade. A partir dai o tema "Fronteiras" foi estabelecido e decidimos falar sobre uma das fronteiras mais famosas da história, a das Alemanhas durante a Guerra Fria.
Ilustração inserida como parte do book criativo da coleção Fronteiras
Moodboard da coleção
Moodboard de público alvo da coleção
O público-alvo para a coleção foi estudado e acabou sendo definido como um grupo de pessoas que se caracterizam por serem de cultura extravagante e fluida. O consumidor desta coleção aprecia roupas com design fora do padrão, de caráter ousado, mas ao mesmo tempo que possua vestibilidade. O projeto busca explorar eventos históricos utilizando uma estética artística combinada com um ponto de vista humorístico, satírico e ácido.
Estudos têxteis como patchwork, plissados caseiros e bordados foram feitos para traduzir o espírito da coleção. Tingimento sobre algodão foi feito para obter a cartela de cor. Técnicas mistas como colagem, serigrafia e stencil também foram exploradas para mostrar a linguagem visual da coleção que apresenta a ideia de divisão e conflito rígido entre duas forças. Na criação das peças tudo isso foi levado a consideração junto com os exercícios de formas no manequim.
Fluxo de coleção - A coleção foi criada com um intuito de ser vista do look 1 ao 20 ou do 20 ao 1 e causar o mesmo efeito no espectador.
Os primeiros looks começam totalmente comunistas e lentamente vão ganhando elementos capilatistas. Nos 4 looks do meio vemos os looks que representam os conflitos velados entre as duas ideologias, como as guerras do Vietnã e da Coréia, e depois temos os looks que vão se tornando menos comunistas até chegarmos no último que é totalmente capitalista, fechando o ciclo ideologico de 100% comunista até 100% capitalista.
Line up final da coleção
Ilustração do croqui número 7 da coleção
Lookbook das peças confeccionadas - Poncho fronteira de Berlim, Calça Construtivismo russo e Saia Glasnost
Ilustração inserida como parte do book criativo da coleção Fronteiras
Coleção: Fronteiras
Published:

Coleção: Fronteiras

Published: