Lúcia Helena's profile

Cabaça, Útero, Ya mi Xoronga.

No princípio de tudo, no começo da existência, quando não havia separação entre Céu e Terra, dois Orixás viviam juntos dentro de uma cabaça, mas só que eles viviam extremamente apertados um contra o outro, Orixá Odudua embaixo e Orixá Obatalá em cima. Os dois tinham 7 anéis que pertenciam aos 2 Orixás.
A noite eles pegavam os anéis e colocavam seus anéis. Só que na hora de ver com quem ia ficar a maior parte dos anéis (4 para um e 3 para o outro), aquele que dormisse por cima ficaria com quatro anéis e o que ficasse por baixo ficaria com os 3 anéis.
Chegando um belo dia o Orixá Odudua (Oduduwa), deusa da terra, queria dormir por cima para poder usar os quatro anéis que Obatalá sempre usava. 
Obatalá muito egoísta, o deus do Céu, não aceitou. Tal foi a luta que cemeçou entre os dois Orixás. A briga foi tamanha lá dentro que a cabaça acabou por se romper e quebrar a cabaça em duas metades.
A parte de baixo da cabaça, com Orixá Odudua (Oduduwa), permaneceu embaixo, enquanto a parte superior, com Obatala ficou em cima, separando-se assim o Céu da Terra.
No começo da existência, bem no começo de tudo, Obatalá, deus do Céu, e Odudua, Deusa da Terra, viviam juntos. O desentendimento e a briga pelos anéis os separou e separou o Céu da Terra. 
(Fonte da lenda retirada do Livro Mitologia dos Orixás) Reginaldo Prandi.

foto e edição: @lu_helena
direção artística: @am.erykah
assitência de direção: @joananrodrigues
Cabaça, Útero, Ya mi Xoronga.
Published:

Owner

Cabaça, Útero, Ya mi Xoronga.

Published:

Creative Fields