Eduardo Ribeiro's profile

#MomentoNostalgia: Eu Te Amo Renato

#MomentoNostalgia: Eu Te Amo Renato

“O amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente”

por Eduardo Ribeiro

É difícil lidar com a sexualidade e os desejos, ainda mais quando se é jovem e está se descobrindo, são muitos sentimentos e emoções que se perpetuam no decorrer do tempo. O filme Eu Te Amo Renato, de temática LGBTQI+, com duração de 1 hora e 19 minutos, narra a bissexualidade de André (Vinícius Moulin Allemand) e sua grande história de amor.

A trama conta o relacionamento amoroso de três pessoas, o casal de namorados Adriana (Ingrid Conte) e Beto (Felippe Vaz), e seu amigo de infância André. A história se passa na cidade de Valença, no Rio de Janeiro, na década de 90. André, que estava morando em Belo Horizonte, retorna para Valença quando sua mãe morre e acaba reencontrando Beto. A relação a três começa quando Beto resolve chamar Adriana e André para passar o final de semana em um sítio de sua família e então, em uma noite após uma brincadeira, os três acabam tendo relações.

Embora seja uma produção independente, escrita e dirigida por Fabiano Cafure, souberam utilizar muito bem os recursos que possuíam. Um dos pontos marcantes é a trilha sonora, que contou com diversas canções da banda Legião Urbana, como Quase Sem Querer, Eduardo e Mônica, Daniel na Cova dos Leões e Quando o Sol Bater na Janela do Seu Quarto. A história se passa exatamente na época em que o cantor faleceu e a obra se torna uma bela homenagem ao cantor e compositor Renato Russo. No decorrer do filme, é possível ver o quanto os personagens gostavam e se identificavam com o músico.

Outro fator interessante é que o longa brasileiro tem produção online e é bastante promissor ao trazer essa questão da representatividade para o público, contando uma história que possa inspirar os outros. O movimento LGBTQI+ precisa desse reconhecimento e trazer um personagem bissexual tem grande peso. E foi conseguido passar de uma forma natural e singela esse romance.

A atuação dos protagonistas é mediada, ficando claro que todos eram de primeira viagem, e o roteiro não é dos melhores, mas consegue passar todas as inquietações dos personagens, fazendo com que prenda sua atenção para saber o que vem a seguir, e também conta com muitas cenas quentes entre os protagonistas. O longa metragem ganha uma pequena continuação com a série chamada Todo Tempo Do Mundo, também escrita e produzida por Cafure.

Como todo LGBTQI+ que sofre preconceito, nesse romance fictício, vemos que não há liberdade quando não podemos assumir um grande amor por conta do julgamento da sociedade. Por isso, muitas vezes repensamos relacionamentos por medo da opressão, mas é importante salientar que nunca estaremos sozinhos e é sempre bom contar com amigos. E não importa os problemas, sempre haverá uma maneira de resolver.

Eu Te Amo Renato é um excelente filme que faz o espectador refletir muito sobre como nos sentimos em questões sociais ou descobertas com si mesmo. A obra faz com que queiramos ter algo tão lindo quanto os protagonistas. Bom para assistir numa tarde com os amigos ou em casal.

#MomentoNostalgia: Eu Te Amo Renato
Published:

#MomentoNostalgia: Eu Te Amo Renato

Published:

Creative Fields